sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Curiosidades sobre as Tartarugas Ninjas



Muito mais que uma nostálgica animação do final dos anos 80, o desenho animado das Tartarugas Ninjas ou Teenage Mutant Ninja Turtle como são conhecidas originalmente, foi um marco para animação como uma das mais rentáveis franquias de todos os tempos, o desenho foi lançado nos EUA em 1987 e veio para o Brasil no ano seguinte, sendo exibido na Rede Globo.

A história é baseada nas aventuras de um quarteto de tartarugas mutantes ninjas que lutam para impedir que Krang ( um alienígena da dimensão X ) e Destruidor ( antigo samurai ) de conquistarem a terra. Cada tartaruga foi batizada por seu mestre ( Mestre Splinter ) com nome de um famoso artista renascentista, são elas Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael.

O enredo é bem simples mas uma das coisas que mais chama atenção no desenho, além do carisma dos personagens, é a quantidade de curiosidades por trás da franquia. 


Só para iniciar vamos falar um pouco sobre os personagens de Tartarugas Ninjas, cada uma possui personalidade, arma e habilidades distintas, veja abaixo a lista das quatro tartarugas e suas características:



Leonardo, de bandana azul é o especialista nas Katanas (espadas japonesas), ele é o mais sério e aplicado dos alunos sendo também o líder do grupo. Muitas vezes é a fonte de discussões por exagerar na disciplina e nos treinos, mas é o melhor em estratégias e em realizar planos de ação.



Donatello, de bandana roxa é especialista em Bô ( bastão de defesa ), considerado o inventor da turma ele é quem constrói e arruma as engenhocas que auxiliam a todos em suas aventuras. No desenho animado é ele quem bate de frente com o professor Baxter Stockman, cientista louco que produz as armas mais tecnológicas do Destruidor.



Michelangelo, de bandana laranja é o especialista em Nunchaku, mais falador e brincalhão da turma é também aquele que reúne a todos quando há alguma desavença. Dentre os quatro é o mais maluco por pizza ( Comida preferida das tartarugas ) , tanto que no primeiro filme live-action das tartarugas as primeiras palavras que ele diz é “Pizza, Pizza”.



Há também o Raphael, de bandana vermelha, que é o mais estourado mas também o mais rápido da equipe com maior habilidade na luta, sua arma característica é um par de Sai (tridentes). Ele é totalmente leal aos seus amigos e ao seu mestre.

Sei que você deve estar pensando agora, "Caramba mas disso eu sei, gostaria de saber coisas diferentes sobre essas tartarugas!!!", pois então de uma olhada nesta lista de curiosidades sobre as tartarugas mais famosas do planeta.

1º – Você conhece a origem do termo “Cowabunga!”? Essa expressão é frequentemente associado as tartarugas ninja, mas o termo foi popularizado em 1960 pelo personagem Chief Thundertud em um show infatil chamado “Howdy Doody Show” na TV americana, alguns anos depois a expressão foi muito utilizada como gíria por surfistas norte americanos, na gíria surfista o significado de “Cowabunga!” é algo como Uhuuuuuu!!!!, veja abaixo um vídeo do show infantil que originou o termo:


2º - Você sabia que a história original das tartarugas ninjas foi produzida primeiramente em uma HQ? Foi uma HQ independente feita pelos desenhistas Kevin Eastman e Peter Laird, os dois criaram as tartarugas em meio a um brainstorm enquanto estavam bêbados. Quando criaram pensavam em personagens que fossem diferentes, na busca por um conceito gostaram da ideia de contrapor o movimento desengonçado e lento de uma tartaruga e a velocidade e fluidez de um ninja. O dinheiro para a publicação do primeiro volume veio de um empréstimo de um Tio e do fundo de garantia deles, a primeira HQ era preta e branca e foram feitas apenas
3000 cópias que logo foram vendidas. O Sucesso foi tanto que pouco tempo depois eles fundaram a Mirage Studios, mesmo com aumento da renda e as impressões coloridas as tartarugas originais utilizavam bandanas iguais, as bandanas diferentes foram surgir muito tempo depois.



3º – Você sabia que o Demolidor e as Tartarugas Ninja tiveram a mesma origem? Especula-se entre os fans da HQ original que o caminhão que deu poderes ao Demolidor foi o mesmo que originou as Tartarugas Ninjas. Na história da HQ assim como no primeiro filme da franquia, mestre Splinter era um rato de estimação de um ninja chamado de Hamato Yoshi, enquanto vagava pela cidade de Nova York ele presenciou um acidente onde um caminhão de lixo radioativo quase atropela um cego e um homem o salva, de dentro deste caminhão caem diversos cilindros contendo lixo radioativo, um deles cai, bate na cabeça do homem que salvou o cego, quebra um aquário de um garoto com algumas tartarugas e cai no esgoto. O rato Splinter vai até as tartarugas e as recolhe também se sujando no lixo radioativo, logo tanto Splinter quanto as tartarugas começam a mudar e se tornar meio humanos meio animais, tudo indica que o cara que salva o cego do acidente é nada mais nada menos que Matthew Murdock que fica cego e recebe seus poderes devido ao mesmo lixo radioativo. Essa versão é mais confirmada pelo fato de Peter Laird dizer que a história das tartarugas era uma paródia de várias HQs populares da época, entre HQs da época estava Dare Devil ( O Demolidor ). Veja abaixo a página da HQ onde aparece o acidente:



4º – Você sabia que a armadura do Destruidor foi criada na cozinha? Segundo Eastman ele teve a ideia da armadura enquanto cozinhava, ele utilizava um ralador de queixo triangular e teve a inspiração para armadura do personagem, tanto que o nome original do personagem era “The Grater” ( O Ralador ), mas depois foi mudado para Shredder (triturador) no Brasil foi traduzido como Destruidor.

5º – Você conhece as diferenças entre a HQ e o desenho animado? Pois é quando compraram os direitos autorais dos personagens eles decidiram modificar vários aspectos da história original para que esta fosse adequada para as crianças, na HQ da Mirage as tartarugas eram muito violentas, sendo que matavam sem dó e os banhos de sangue estavam em todas páginas. Vários aspectos de personagens e histórias foram alterados - No desenho animado Mestre Splinter não era um pet de um ninja antes de se transformar e sim ele era o próprio Hamato Yoshi. As mudanças atingiram outros personagens como a reporter April Oneil do desenho animado que é uma programadora na HQ. O inimigo interdimensional Krang não existe na HQ, sua aparição nos quadrinhos se limita a dizer que sua raça faz parte de aliens bons que estão presos na terra. Veja abaixo um pouco da violência da HQ, neste trecho o Professor Baxter demonstra para April ( sua assistente ) o funcionamento dos seus Mousers.



6º – Você sabia que existe uma Tartaruga Ninja Fêmea? Sim essa tartaruga existe apenas na Serie de TV – Ninja Turtles: The Next Mutation, seu nome é Mei Pieh Chi mas foi apelidada de Vênus de Milo, no episódio do lixo raioativo Splinter acabou deixando-a para trás e ela andou até China Town onde foi recolhida por um Mágico Ninja chamado Chung I, ele a levou para China e treinou nas artes ninjas, Chung e Splinter se encontram no Reino dos Sonhos e conversam sobre as suas tartarugas, mas ambos decidiram guardar segredo sem contar as tartarugas sobre sua irmã perdida, segredo que somente é revelado quando Chung e Splinter são raptados no Mundo dos Sonhos e mandam Vênus procurar as outras Tartarugas.


7º – Você sabia que as Tartarugas Ninjas estão entre os desenhos animados e personagens que mais duraram? Até hoje são produzidos diversos desenhos da franquia, a primeira série de desenho animado durou 9 anos sendo superado apenas pelos Simpsons e pelo Scooby Doo. Atualmente foram feitos diversos filmes, séries e desenhos animados 2D e 3D. Alguns deles bem bizarros, veja por exemplo essa versão animê pra lá de estranha das Tartarugas Ninjas, é uma mistura de mutantes e Super Sentai é uma das coisas mais bizarras que já presenciei:



As Tartarugas Ninja foi e é um sucesso até hoje por isso ainda são produzidos séries, jogos, brinquedos e desenhos com os mesmos personagens, mesmo quem não curtiu o desenho animado da Globo ainda gosta e se diverte com essa história. Como exemplo temos o sucesso do filme das Tartarugas Ninja no ano passado, onde a April Oneil é representada pela gosto... digo... pela gata Megan Fox. Mesmo com as diversas alterações no visual dos personagens o sucesso foi tanto que já está sendo produzido o segundo filme para ser lançado em 2016, agora é só aguardar para curtir mais essa.

Bom é isso espero que tenham gostado dessa lista de curiosidades das Tartarugas Ninja, se você é fan das TMNTe saiba mais curiosidades sobre as Tartarugas Ninjas, deixe seu comentário a baixo, não deixem de assistir também o vídeo onde o Bruno fala sobre a mais nova doação do canal e que tem tudo haver com esse artigo:

https://www.youtube.com/watch?v=OXBhE2k1Yd8

Nenhum comentário:

Postar um comentário