quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Análise - Growl (megadrive)





Me peguei esses dias jogando em meu Dingoo A320, um jogo do megadrive que jogava muito quando era pequeno, um jogo que falava sobre caçadores ilegais, animais aprisionados, e protetores em resgate.

Growl, que quer dizer algo como "Rugido" (o grito que os animais fazem em situações de perigo), é um jogo lançado originalmente para Arcade, em 1990, pela Taito. No Japão, o jogo foi lançado com o nome Runark. Em novembro de 1991, o jogo chegava aos consoles caseiros, porém somente para o Sega Genesis, mais conhecido aqui no Brasil como Mega Drive.




Algumas modificações foram feitas, como a fase da caverna redesenhada, a possibilidade de apenas um jogador no megadrive ao invés de 2 jogadores como no arcade, os jogadores recuperarem pontos de vida com maçãs, que podem ser encontradas dentro de algumas caixas (na versão Arcade, a saúde é recuperada entre as fases), a espingarda M-16 foi substituída por um AK-47, e os gráficos, logicamente, estão um pouco inferiores, devido ao Mega Drive não possuir capacidade para reproduzir com 100% de fidelidade toda a riqueza de detalhes da versão Arcade.

Confira a baixo alguns exemplos da qualidade gráfica das duas plataformas pra vocês terem uma noção:
 Versão de Arcade
Versão de Megadrive

Há quatro personagens para escolher, cada um com características diferentes nos pontos de ataque, pulo e vida. Para fazer a análise de Growl, eu joguei quatro partidas até o final, e peguei fotos de todas elas, para mostrar o jogo com todos os lutadores, apesar do estilo de luta deles ser praticamente idênticos.

Detalhe que na versão de Megadrive os personagens tem nome, e ao longo do jogo vc perceberá que só existe duas versões de personagens só alterando a cabeça e a cor das roupas.


A história do jogo é a seguinte: um grupo de caçadores do mal, no início do século 20, caçavam de forma imprudente animais levando-os quase ao ponto de extinção.

Então o esquadrão Ranger Corps (ou apenas um deles) está lá para não deixar isso acontecer. Eu realmente já joguei muitos jogos Beat’ em up, e muitos tinham uma boa variedade em relação ao tema do jogo, como resgatar a namorada ou um familiar, combater a criminalidade das ruas e cidades, dentre outros assuntos que se encaixam nesse estilo de jogo, porém percorrer as ruas, e florestas, lutando contra uma legião de caçadores para salvar os animais em extinção realmente é algo inédito em jogos de briga de rua.

Eu achei esse tema , muito interessante mesmo, se tratando de protetores de animais, e como eu estou muito envolvido nisso graças a minha esposa que é protetora e eu faço parte de uma ONG de proteção de animais, o Resgate sem fronteiras, participando de vez em quando de resgates de animais presos, maltratados ou abandonados, não tem como não me identificar com isso né.

Ao começar o jogo, uma mulher loira entra no bar com uma granada na mão e joga em direção ao nosso herói.

Bem, o que fazer senão deitar-se no chão para se proteger? Após a explosão, você escapa de forma ilesa e se dá início a uma batalha contra muitos inimigos. E são muitos mesmo, pois não me lembro de ter visto um jogo do gênero com tantos inimigos na mesma tela em certos momentos do jogo.


Com a explosão, os quatro barris se abrem, revelando o seu conteúdo, um lança foguete e uma espada de dentro dos barris. Já pelo começo do jogo, dá para notar que Growl é realmente diferente dos outros jogos de luta. A melhor coisa a fazer já no início do jogo é pegar o lança foguetes e disparar em direção dos inimigos, explodindo-os em pedaços. Este é outro diferencial em Growl, a possibilidade de literalmente explodir os inimigos em pedaços. Isso mostra que utilizar as armas do jogo é fundamental, pois são muitos inimigos de forma simultânea, eu mesmo gosto de usar a espada, e ja cheguei até o final do jogo usando a mesma espada que peguei no começo pois o jogo segue uma fluência sem cortes entre as fazes, possibilitando o uso da mesma arma que vc adquiri no começo, tomando cuidado e claro para não perde-la durante o jogo.

Assim que largar a primeira arma, você terá que usar as próprias mãos ou a espada. Há três botões, um para salto, outro para o ataque e o terceiro , ou o C serve para o especial, ou segurando o A e o B ao mesmo tempo também serve. Quando você saltar e apertar o botão de ataque, será desferido um chute no ar, caso aperte o botão quando seu personagem estiver no chão, ele irá dar socos. Na versão de arcade dando toques no direcional para o lado seguidamente de forma rápida, seu personagem dá uma espécie de jogo de ombro, mas isso foi retirado na versão de megadrive.

Há uma grande variedade de armas no jogo. Logo em seguida você irá avistar mais quatro barris, quebre-os. Aqui, nosso personagem está pegando um rifle, que estava dentro de um dos barris. É bastante útil esta arma, aproveite sempre que encontrar um rifle pelo cenário. Caso você esteja perto do inimigo e tentar atirar, tanto com o rifle, quanto com o lança foguetes ou outra arma de fogo, como o revólver, que você verá adiante, seu personagem não irá disparar, e sim golpear com a arma. Para poder disparar, você precisa estar a certa distância do oponente. Se quiser é claro também poderá destruir os barris na cabeça deles, é muito útil também.


O primeiro animal que você irá avistar é um leão. Um caçador está chicoteando o pobre animal.  O último barril da fileira tem uma cor avermelhada, portanto ele tem pólvora dentro, você pode pegar ele e jogar contra os inimigos, irá explodir e acertar vários ao mesmo tempo, como também pode acertar um golpe nele, ele irá acender e explodir após um pequeno tempo.

O interessante é que você não é atingido caso pegue o barril e atire em um inimigo, mesmo estando bem próximo. Já se você apenas golpear o barril, acendendo o estopim, quando explodir você será atingido caso esteja perto.

Ao libertar o animal, ele parte em disparada, atingindo o inimigo que estiver pela frente, ou seja, sempre que você libertar os animais do jogo, eles o ajudarão. e isso eu achei muito foda quando joguei.


Os inimigos derrotados deixam suas armas pelo cenário, e há uma grande variedade delas. Chicotes, revólveres, facas, bastões, granadas, lançadores de foguete, enfim, há um arsenal a ser utilizado. Barris, bancos de madeira e pedras também podem ser arremessados nos inimigos.


Eu, particularmente, considero o chicote como uma das melhores. Nosso herói ao utilizar esta arma se parece muito com Indiana Jones. Claro, se você tiver escolhido no começo do jogo o lutador número um, pois ele é fisicamente o mais parecido, até o chapéu e a cor da vestimenta é igual. Será que a Taito copiou de forma descarada o personagem do cinema?


O chicote é a única que consegue acertar tanto os inimigos que estão na sua frente, como os que estão atrás de você, pois ele faz um movimento de ida e volta, como acontece realmente na vida real. Por isso, considero o chicote a melhor arma do jogo, sempre que você conseguir pegar um, faça tudo para mantê-lo o maior tempo possível em suas mãos, já que, assim como eu havia dito, da pra você manter a mesma arma até o final do jogo.


Resumindo bem, a segunda fase se passa em cima de um trem em movimento, onde vc recebe a ajuda de Águias que você salvou no final da primeira fase, ao descer do trem, você ajuda algumas gazelas, dai elas atropelam os inimigos pela faze e logo depois você tem que ajudar uma família de elefantes presas em um barco, que te ajudam matando alguns inimigos e destruindo um tanque de guerra!



Logo depois tem a fase da Caverna, no arcade essa faze era cheia de armadilhas, lavas e labirintos pra te atrapalhar, mas na versão de megadrive, eles apenas fizeram um corredor escuro onde você segura uma tocha e fica quase sem visibilidade dos inimigos.

 versão de megadrive da caverna.
versão do arcade da caverna.

Nas faze seguintes, você irá enfrentar os antigos desafios das primeiras fases, tipico de final de Beat en up, sempre que acontece isso ja sabemos que estamos perto de terminar o jogo não é mesmo?



O último chefe do jogo se parece muito com um personagem de algum filme de terror, ele usa um chapéu estranho e tem garras afiadas na mão.

 versão de arcade
etapa final versão de megadrive

Tome cuidado com os tiros que ele dispara, procure não ficar em linha reta com ele. Com muita força, ele consegue levantar e atirar o tanque de guerra em sua direção, portanto fique atento. Outro truque poderoso que ele tem é que quando ele é vencido na primeira forma, não se apresse, economize vidas nessa parte, pois ele começará a cuspir um monte de larvas de alien (iguais aos do filme mesmo) e se transformará em um alien robusto que começa a rolar e lançar vômitos explosivos em você.

Utilize o que estiver no cenário para acertá-lo também, como pedras, cadeiras e lançadores de foguete. Afinal, se ele pode apelar para as armas, você também pode, não é mesmo?

Após derrota-lo, seu inimigo explode em pedaços e a porta se abre, soltando os animais.
Agora sim, os caçadores foram eliminados, o inimigo que os controlava também, e os animais estão livres.

Parabéns! Agora é só curtir o final do jogo, que infelizmente é bem simples, como foguetes estourando no céu.

O jogo é bem divertido, o único fato negativo é que ele é realmente muito curto, e tem uma fase que poderia ter sido melhorada, que é a da caverna escura, bem que poderia ser como a versão de arcade. 
 Mas vale lembrar que este jogo é único, com uma musica cativante que ficou na minha cabeça por anos e anos, que te emociona e te motiva a continuar lutando pelos animais.

Espero que tenham gostado, e experimentem o jogo, é muito bom.logo farei um review dele no canal do Youtube também, então não esqueçam de se inscrever no canal Ou Dorme ou Joga, e aguardem o episódio sobre Growl.

Até mais pessoal!

2 comentários:

  1. nunca joguei esse ai, da hora mano ficou da hora o review

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara por acado encontrei esse jogo aqui no seu blog, aliás nem sabia que vc tinha um sou inscrito no seu canal (e no nestalgia também
      Abraço

      Excluir