terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Curiosidades sobre Jiraya, o Incrível Ninja



Jiraya, o Incrível Ninja foi o nome de uma série de TV do gênero Tokusatsu, lançada em 1989 e exibida no Brasil pela antiga TV Manchete. O nome original da série era "Sekai Ninja Sen Jiraya" que traduzido significa “Guerra mundial dos ninjas, Jiraya”.

A série contava a história do jovem Toha Yamashi que recebeu a missão de proteger um pedaço de uma antiga inscrição que indicava o paradeiro de Pako, o tesouro do século. Esse tesouro era uma capsula de energia enviada por uma civilização extraterrestre e que possuía um poder “Super Ultra Mega Foda” que todo mundo queria, principalmente os caras maus.

Jiraya foi uma série que marcou as crianças da década de 80, o diferencial da série é que apesar de ser do gênero Tokusatsu e pertencer a franquia dos Metal Heroes a série era baseada na temática dos ninjas. Foi a primeira a explorar o assunto e possuía um enredo bem diferente das demais, pelo menos em seus primeiros episódios, Jiraya não exibia muitas das características mais clichês das séries do gênero Tokusatsu. Por exemplo: os inimigos eram ninjas e não monstros, o que era que quase um padrão para esse tipo de série, o robô gigante (outro clichê) foi aparecer apenas no 35º episódio. Esses detalhes tornaram a série interessante e fez dela um sucesso na época.

A história e personagens são cercados de diversas curiosidades além de que todo roteiro foi baseado em diversas lendas e personalidades que realmente fazem parte da cultura japonesa. Confira algumas das curiosidades mais interessantes sobre a série “Jiraiya, o incrível ninja”.

  • Você sabia que próprio nome do herói, Jiraya, se baseia em uma lenda japonesa? A lenda chamada Jiraya Goketsu Monogatari, conta a história de um ninja lendário que possuía o poder invocar e se transformar em um sapo gigante e que era apaixonado por uma kunoichi (mulher ninja) poderosa chamada Tsunade e que usava a magia das lesmas, ele foi traído por seu pupilo e amigo Yashagoro que dominava a magia da serpente. Alias essa mesma lenda foi utilizada como referência na criação dos 3 ninjas lendários do anime Naruto (Jiraya, Tsunade e Orochimaru).
  • Entre os inimigos de Jiraya existem uns ninjas chamados de Karasutengu, da família dos Feiticeiros e que utilizam máscaras de pássaros, eles são baseados nos seres mitológicos chamados de Tengu, que são demônios que habitam as florestas e têm metade gente metade pássaros, segundo as lendas japonesas aqueles que possuem a cabeça de pássaro são exímios lutadores.
  • O ator que representa o personagem Tetsuzan Yamashi é o senhor Masaaki Hatsumi, que é também na vida real o fundador da instituição Bujinkan, uma organização internacional que ensina e divulga a arte do Ninjutsu pelo mundo. Ele recebeu o título de Soke de Toshitsugu Takamatsu ( o último ninja profissional ), entre as artes em que recebeu o título está a Togakure-ryu, Masaaki é o 34º sucessor de Togakure na vida real assim como na série de TV.
  • O nome original da espada olímpica, principal arma do ninja Jiraiya, é “Jikko Shinkuuken” que traduzido significa “Espada do Vácuo Luminoso Óptico Magnético”.
  • Na música tema da série existe um pequeno coral ao fundo que repete o tempo todo o mantra, “Gakoraitôsha, Akumafudô”, esse mantra é uma técnica ninja que visa paralisar o inimigo, as palavras traduzidas significam literalmente “Em nome dos meus ancestrais, que o demônio não se mova”;
  • O nome do pai biológico de Toha é Hatori Hanzo, que é o nome de um ninja que realmente existiu e que serviu a Tokugawa Ieyasu, primeiro Shogun da era Tokugawa, e possuía o apelido de Oni-Hanzo ( Demônio Hanzo ) devido a técnica feroz e apurada.
  • Jiraya controla na série um robô gigante de nome Deus Jirai que foi construído por Shotoku Taishi para proteger Pako, este personagem, Shotoku Taishi, realmente existiu e é o nome de um antigo regente do Japão, que foi responsável pela introdução do budismo e confucionismo na terra do sol nascente.


Jiraya é uma série incrível e que traz grandes recordações. Tanto que no ano passado (2013) o ator Takumi Tsutsui que representava Toha Yamashi veio ao Brasil participar do evento Anime Friends e foi super assediado pelos fans, veja abaixo a foto do Jiraya atuamente:




Vendo essa foto estou convencido que o tempo não tem efeito sobre os ninjas.

Confira também abaixo fotos atuais de Masaaki Hatsumi (Tetsuzan) e Takumi Hashimoto (Manabu):




Nenhum comentário:

Postar um comentário