quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Curiosidades Sobre DuckTales Os Caçadores de Aventuras



Série animada produzida pelos estúdios Walt Disney entre 1987 e 1990. Exibida no Brasil pelo SBT entre 1988 e 1996, foi um fenômeno de audiência e é considerada a série de maior sucesso produzido pelos estúdios Disney, a história é baseada no personagem Tio Patinhas (Scroogle McDuck) dos quadrinhos de Carl Barks.

Tio Patinhas era o pato mais rico do mundo. Pão duro e sempre disposto a aumentar sua fortuna, ele apareceu pela primeira vez em 1947 como um personagem secundário da revista do Pato Donald, mas aos poucos foi se tornando um personagem importante e com o tempo ganhou sua própria revista. Seu nome americano (Scrooge McDuck) e seu personagem foram baseados em Ebenezer Scrooge, o personagem principal da história “Um Conto de Natal” de Charles Dickenz, o conto do velho rico e rabujento que encontra os espíritos dos natais passado, presente e futuro.


Em DuckTales a série conta a história do velho Patinhas que vivia solitário em Patópolis até que seu sobrinho Pato Donald resolve servir a marinha e deixa sobre seus cuidados seus três pequenos sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luizinho. Os três e o Tio Patinhas vivem milhares de aventuras pelo mundo, desvendando tesouros, viajando no tempo e protegendo a sua fortuna dos inimigos que tanto querem seu rico dinheirinho. Junto deles vários personagens famosos se juntaram para contribuir com o sucesso da série, entre eles estão:



Madame Patilda – uma Pata contratada pelo Tio Patinhas para tomar conta de Huguinho, Zezinho e Luizinho. Sua bondade lembra muito a figura de uma tipica avó.



Patrícia – é uma Patinha meiga, neta de Patilda que adora animais e brincar com bonecas. Ela é o contraponto dos garotos pois é comportada e raramente é a razão das confusões, apesar de viver no meio de muitas delas.



Asnésio – Um patinho gorducho que é amigo dos três patinhos da série, juntos fazem parte dos escoteiros mirins de Patópolis e em todos os lugares que vão utilizam como manual de sobrevivência o guia dos escoteiros.



Capitão Boing – Um pelicano desajeitado que é piloto oficial de Patinhas, o que tem de atrapalhado compensa em bravura, coragem e fidelidade.



Professor Pardal – Um inventor maluco que produz diversas engenhocas para que patinhas possa utilizar em suas aventuras.

Esses personagens e muitos outros fazem parte das aventuras de DuckTales, o mundo criado para as histórias lembram os famosos filmes do Indiana Jones de Steven Spielberg, tanto que as conhecidas armadilhas de tesouros presentes no filmes do arqueólogo também aparecem frequentemente na série e no filme “DuckTales e o Tesouro da Lampada Perdida”, que foi lançado logo após o encerramento da série de TV.

DuckTales rendeu milhares de dólares aos estúdios Disney, e a imagem da série foi utilizada em vários brinquedos da época. Alguém se lembra do jogo de tabuleiro chamado “DuckTales e o Tesouro da Piramide”?



Tratava-se de um jogo de tabuleiro onde você jogava com um dos personagens da série e através dos lances de um dado subia os degraus de uma pirâmide tabuleiro, afim de pegar o tesouro e levá-lo de volta a base, claro que no caminho haviam vários empecilhos para atrasar ou adiantar a sua subida. Era um jogo divertidíssimo e distraía durante horas as crianças daquela época.



Além do jogo de tabuleiro também foi lançado um game para NES que utilizava o nome DuckTales, neste jogo você controlava Tio Patinhas e deveria explorar 5 fases afím de encontrar pedras preciosas e aumentar o seu rico dinheirinho, no meio do jogo haviam alguns tesouros secretos que poderiam ser encontrados. O jogo possuía 3 finais o final ruim caso você terminasse com nenhum dinheiro, o final mediano que seria o final normal e o melhor final que pode ser visto caso termina-se o jogo encontrando todos os tesouros escondidos e com dinheiro igual ou superior a 10 milhões dólares.



O game teve uma versão totalmente nova lançado para o PS3 e Xbox 360 no ano passado, chamado de DuckTales: Remastered, o jogo foi totalmente repensado com gráficos 3D e um visual lindíssimo, contando até com algumas surpresas relacionadas ao primeiro jogo.



Tio Patinhas teve tantos seguidores que foi graças a um fanzine alemão que a oficialização da morte de Patinhas foi realizada pela Disney. Mesmo após essa oficialização os quadrinhos e desenhos do personagem ainda continuam vendidos pelos estúdios. Patinhas foi reconhecido pela revista Forbes como o personagem fictício mais rico do mundo, após a sua morte esse título passou para seu rival Pão Duro McMoney.



Para quem curte a série veja abaixo mais algumas coisas que provavelmente você não sabia sobre DuckTales:

- Existe um game do Pato Donald de nome "Donald Duck Quack Attack" onde o chefão do jogo é nada mais nada menos que Merlock o mesmo vilão do filme DuckTales e o Tesouro da Lampada Perdida. O game é semelhante a jogabilidade de Crash Bandicot



- A famosa música de introdução da Série de TV teve 4 versões nos EUA, no início era utilizado uma versão onde aparecia um único verso, um refrão, um solo e novamente o refrão. Depois a Disney utilizou uma versão onde foi retirado um refrão, uma versão ouvida em fitas cassete possuía um instrumental e um refrão adicional em relação a primeira versão e por último existe a versão completa menos conhecida que é essa do vídeo abaixo.


- Em Borderlands 2 existe um easter egg bem legalzinho um dos inimigos é um gigante que carrega em sua armadura três criaturas, se conseguir destruir o gigante sem matar as criaturas, ele libera essas bixos que possuem os nomes de Hubert, Dubert e Lubert e fazem referência direta a Huey, Dewey e Louie, que são exatamente os nomes americanos de Huguinho, Zezinho e Luizinho.



- Capitão Boing não parou em DuckTales depois da série ele se mudou para St. Canadian e se tornou piloto e ajudante de Darkwing Duck um herói inspirado no famoso Batman da DC Comics. Nesta versão Capitão Boing parece ter aprendido a pilotar melhor pois pilota a aeronave de Darkwing e ela não cai com tanta facilidade.



- Que cor usa Huguinho? que cor usa Zezinho? e qual a cor que Luizinho veste? A maioria não sabe quem é quem, mas vamos desvendar para você. Huguinho é o Vermelho, Zezinho o Azul e Luizinho o Verde. Em português fica complicado lembrar as cores, mas em inglês os roteiristas usavam um truque para decorar, Huey é o nome americano de Huguinho decoravam sua cor pois o vermelho é a cor mais vibrante do Matiz que se diz Hue em inglês, Dewey é o nome de Zezinho nos EUA, este veste azul como o orvalho que é Dew em inglês, e Louie que é o Luizinho que usa o verde como as folhas que em inglês é Leaves.


- Nos quadrinhos a Caixa Forte do Tio Patinhas teve vários formatos dependendo do desenhista, mas no desenho DuckTales foi adotado o estilo dos ilustradores Italianos onde a caixa possui uma cúpula redonda na parte de cima.




- Em DuckTales o rival do Tio Patinhas, Pão Duro MacMonei, era escocês mas originalmente nos quadrinhos o personagem era Sul Africano de descendência europeia, acontece que durante a época de lançamento de DuckTales na TV havia uma certa tensão entre a comunidade internacional e a Africa do Sul devido ao apartheid, e procurando evitar polêmicas a Disney resolveu não ter um personagem ligado a África.



- Don Rosa o roteirista responsável pelo personagem após a morte de Carl Barks, completou a árvore genealógica da família do Tio Patinhas, sendo que a única incógnita na árvore ficou sendo apenas o pai de Huguinho, Zezinho e Luizinho, veja abaixo a imagem da árvore:


- Alguns fans da Disney do canal do youtube Oh My Disney refizeram a introdução do DuckTales com patos de verdade, ficou incrível, confiram abaixo:


Um comentário: