quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Análise: Soul Fighter - DreamCast


Quando joguei Soul Fighter parecia ser um ótimo jogo. Parecia ser um jogo ao estilo Golden Axe só que em 3D. 

Na época, um Beat'en up em 3d era meio que novidade, pois poucos jogos haviam sido lançados assim, ou pelo menos um que parecia ter gráficos bem bonitos, o problema deste jogo não chega nem a ser os gráficos ou a história, achei até bem legalzinho de cara sabe.


O maior problema dele, é a câmera e o controle.



De inicio tem 3 personagens para escolher, como em Goldem Axe, um cara grande e forte com cabelinho de Backstreet Boys chamado Altus, uma espiã que mais parece uma odalisca que fugiu do harém do sultão chamada Sayomi, e um velho bêbado de nome Orion, que me parece ser o mago.


A história é a seguinte, uma estranha maldição cai sobre o reino de Gomar, e todos os habitantes do reino se transformam em monstros musculosos com habilidades para matar e pilhar (maldição estranha né), bem, todos ficam amaldiçoados menos esses três caras estranhos que citei. Por algum motivo, ou alguma rejeição da natureza, eles não foram amaldiçoados.

Então eles se juntam e resolvem matar esses monstros, que são os habitantes do reino, para libertar suas almas, (ok...eles libertam as almas deles, mas, os matam assim mesmo, então que diferença faz?, o reino já era mesmo, vamos matar todo mundo e pronto).


Vamos a primeira dificuldade que tive com o jogo, tudo bem que eu me impressionei com o gráfico, simples, bem quadradão, mas colorido e com um cenário bem vasto para se explorar, isso se a câmera ajudasse, pois, parece que contrataram um cameraman bêbado e desorientado para seguir você, ela fica focando pontos completamente inúteis como o seu calcanhar ou da um close repentino na sua nuca e deixa de focar no inimigo a sua frente, quase sempre eu me assusto com os inimigos chegando do nada sendo que estavam bem a sua frente, ou quando você esta em um canto a câmera foca em close sobre você, te fechando no canto, isso é claustrofóbico, é sério, mesmo se você tentar controlar a câmera, vai desistir nos primeiros minutos, pois é muito complicado.


Bater nos inimigos é fácil, chega a ser divertido mesmo, não vi problemas nisso, sai bastante sangue e os gritos deles é bem bacana, a movimentação é robótica e com movimentos que parecem que estão dançando macarena o tempo todo, mas foi só eu achar que estava gostando do jogo por causa disto que me veio o problema.

Quando se mata um inimigo, geralmente cai um item dele pra você pegar, ou até mesmo você encontra estes itens nos baús ao longo da fase. Mas pegar estes itens é que é o problema.


Eu perdi as contas de quantas vezes eu joguei esse jogo, quantos dias, e quantas vezes desisti de tentar pegar esses itens, eu tentei tudo quando é botão no controle, e cá entre nós, o controle do dreamcast não é tão diferente de um Super Nintendo, só contendo um analógico a mais, não tem tanto botão assim, e eu não encontrei nenhum que pudesse fazer o maldito boneco abaixar e pegar a porra do item do chão.

Não tem como, nem ficando em cima dele e apertando o soco como na maioria dos jogos de tretinha, ou então só passando em cima dele, no final das contas, eu fiquei dando hadoukens e fazendo o especial do Noob Saibot no controle até que finalmente, alguma combinação aleatória que eu fiz no controle fez o personagem sacar uma espada, ae eu falei, caraleo! ele tem arma?

Mano, eu fiz de alguma forma, que eu com certeza iria morrer de jogar esse jogo e nunca adivinhar que ele tem uma espada, sacar essa merda mas a porra do item do chão ele não pegou, então e acabei desistindo e pensei, vou tentar "zerar" esse jogo assim mesmo.


Não dá!, a única forma de você recuperar seu sangue, e coletando os itens e comidas do chão, vai chegar uma hora que você vai morrer, não tem jeito!

Isso com certeza vai fazer você desistir desse jogo logo no começo, eu até consegui chegar na segunda fase do jogo, morrendo todas as vidas e continues, mas é sério, não dá.

Se você não descobrir como pegar a porra do item do chão, você não anda nesse jogo. Então eu peguei a minha revista de videogame que tinha todos os golpes e especiais do jogo do streetfighter e fiquei experimentando até que uma hora eu consegui pegar o item do chão, então anotei que golpe era, tipo o sonicboom do guile, e passei a usar esse golpe pra pegar os itens do chão, andei estudando o golpe, e analisando qual combinação de movimentos eu fiz, pra pegar o item do chão.


Pra pegar o item do chão, você tem que apertar ao mesmo tempo pra frente e soco, mas nem sempre funciona de primeira, pois, você tem que estar em cima do item, e as vezes este movimento faz co que você de um soco e ande para frente saindo de cima do item, então, muitas vezes você acaba fazendo um tipo de dança em cima do item até pega-lo do chão, e acredite, tente fazer isso enquanto está rodeado de inimigos querendo matar você.

Mesmo assim, eu tentei terminar esse jogo mas acredite ou não, da terceira faze em diante o jogo fica tão absurdamente difícil, é como se a dificuldade do jogo desse um salto astronômico da segunda pra terceira faze. Que fica impossível prosseguir, talvez jogando de 2 facilite a coisa, mas os continues serão divididos e isso não é legal.

Mas facilitarei pra vocês com algumas dicas que acredito que farão vocês curtirem mais o jogo.

Lista de códigos
Na tela de título pressione ao mesmo tempo Esquerda e Y, depois entre e saia de Options. Logo em seguida vai aparecer uma tela que permite digitar os códigos abaixo.

Todas as armas - X,A,A,Y,B,B
Mais energia - A, B, X, X, Y, A
Veja os créditos - A, A, A, A, A, A

Seleção de fase
Na tela de título pressione ao mesmo tempo Esquerda e Y, depois entre e saia de Options. Logo em seguida vai aparecer uma tela que permite digitar os códigos abaixo.

Fase 02 - A, A, B, X, Y, A
Fase 03 - X, A, Y, A, A, B
Fase 04 - Y, Y, B, A, X, A
Fase 05 - B, A, B, X, X, Y
Fase 06 - X, A, X, B, Y, Y
Fase 07 - A, B, X, B, Y, B
Fase 08 - Y, B, B, A, X, Y
Fase 09 - B, Y, A, A, X, B
Fase 10 - X, A, B, B, A, X
Fase 11 - Y, B, Y, X, A, B
Fase 12 - X, B, A, X, B, Y 

Agora sim, acho que este jogo ficará mais divertido, assim espero, qualquer dia farei um Mantenha distância dele em meu canal, então não percam tempo e se inscrevam lá no canal Ou Dorme ou Joga, será divertido.

Valeu e um abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário