terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Lunar: The Silver Star – O Pioneiro da Franquia Lunar



Um verdadeiro clássico dos RPGs, Lunar: The Silver Star foi o primeiro jogo da franquia Lunar e cativou os jogadores da época por vários aspectos. Criado pela Game Arts, criadora de outras franquias de sucesso como Silpheed e Grandia, foi lançado para o Mega/Sega CD, Lunar foi um jogo que soube explorar bem a capacidade de processamento e da mídia de CD do console, ele utilizava a capacidade de armazenamento das mídias exibindo pequenas animações que enxiam os olhos dos jogadores, além disso o jogo contava com um áudio espetacular e algumas de suas animações possuíam as vozes dos personagens dubladas, coisa rara nos games da época.

O sucesso do jogo foi tão grande que logo ele ganhou um sucessor chamado de Lunar: Eternal Blue e nos anos seguintes a franquia se expandiu continuando até hoje, a série recebeu títulos diferentes e remakes para diversos consoles como Game Gear, SEGA Saturn, PS1, Game Boy Advance, Nintendo DS, PSP, PSVita, PS3... ufa!!!!... mais recentemente até para IOS foi lançado um remake lindíssimo chamado de Lunar Silver Star Story Touch.



O jogo conta a história do jovem Alex, um garoto que deseja se tornar um Dragon Master como seu falecido ídolo, o herói Dyne, sua jornada se inicia quando resolve ir até a caverna de um velho Dragão próximo a sua cidade a procura de um diamante junto de sua amiga de infância Luna, seu amigo Ramus e seu bichinho Nall. Na caverna conhece o dragão Quark, que vê em Alex um grande potencial de guerreiro e o desafia a viajar pelo mundo atras dos outros 3 Dragões, se ele sobreviver poderá retornar para um novo encontro. A partir dessa introdução a história se desenrola com Alex indo até a cidade de Meríbia para tentar vender o diamante do Dragão e assim vai... não vou contar muito mais para não correr o risco de dar spoiler. O enredo parece bobo no início mas com o desenrolar da história você conhece diversos personagens cativantes e também a trama torna-se cheia de reviravoltas e surpresas, com traições, raptos e muito mais.

O estilo de batalha de Lunar é baseado em turnos e não difere muito dos outros clássicos da mesma época, a diferença fica por conta da movimentação dos personagens no campo de batalha. Para atacar um inimigo os personagens se deslocam na tela de acordo com a sua velocidade, quanto maior a velocidade maior a distância que ele percorre, esse detalhe é muito importante muitas vezes o movimento do seu personagem pode acabar antes mesmo de ele chegar próximo do inimigo, o que impossibilitaria ele de realizar algumas ações, como por exemplo: desferir um golpe de adaga.



Cada personagem pode carregar diversos tipos de armas sendo que algumas podem ser arremessadas e outras possuem um alcance maior, o que ajuda um pouco quando você utiliza personagens que se movimentam pouco como Ramus. O estilo de batalha é interessante, mas muitas vezes se torna massante pois o jogo é baseado em encontros aleatórios de inimigos e a taxa de encontros é muito alta, o que as vezes faz você ficar com um pouco de raiva, a sorte é que no jogo há a opção de fugir das batalhas.

Outro ponto forte de Lunar: The Silver Star são os personagens bem trabalhados, os principais personagens são esses:



Alex – Um garoto corajoso que deseja se tornar um Dragon Master como seu Herói Dyne. Ele é o personagem principal da trama, apaixonado por sua amiga de infância Luna, vive diversas aventuras ao lado dela e faz qualquer coisa por ela.



Nall – Uma espécie de mini dragão que acompanha Alex desde pequeno, serve como conselheiro dando várias dicas durante o jogo, algumas vezes elas são bastante óbvias, mas é de grande ajuda. É considerado o bichinho do grupo.



Luna – Melhor amiga de infância de Alex e também um affair do personagem, tem papel fundamental no jogo, seu poder é caracterizado por sua voz, que possui o poder de curar, deixar mais forte ou até mesmo paralisar o inimigo.



Ramus – É filho do prefeito de Burg a cidade de Alex, é um garoto ganancioso que deseja se tornar rico e famoso. Vai com Alex até a caverna do Dragão apenas para conseguir o raro diamante do Dragão afim de construir um negócio grande e se tornar milionário. Possui ataques físicos fortes mas é muito lento seu movimento costuma acabar antes de que ele alcance o inimigo.


Nash – É um premiado aprendiz de mago, pupilo de Ghaleon um dos quatro Heróis que ajudavam Dyne a proteger a deusa Althena, é apaixonado por Mia. É o mais independente e egocêntrico do grupo suas magias e velocidades são medianas mas sua defesa é relativamente fraca.



Mia – É uma Maga premiada da cidade de Vane assim como Nash, filha de Lemia Ausa a lider dos magos da cidade Vane. é muito tímida e será a próxima lider na sucessão. Seus ataques físicos são fraquíssimos mas seus ataques mágicos são muito fortes, caracteriza-se principalmente pelos ataques de fogo e gelo.



Jessica – É uma aprendiz de feiticeira do templo de Althena mas é meio maluca em relação aos outros feiticeiros sendo que cabula suas aulas para ficar de bobeira, também possui uma queda por Kyle. É importantíssima em batalhas pois é a healer do grupo, possuindo magias de cura que são essenciais.



Kyle – Líder de um grupo de bandidos, é totalmente doido e sem escrúpulos, mas sabe levar as coisas a sério quando necessário, mesmo que as vezes precise de um verdadeiro chute na bunda. Em batalha é importantíssimo, junto com Alex pode formar a frente de batalha por ser muito forte em ataques físicos e poder causar um dano extremo aos inimigos.


A imagem acima é do Sega CD, compare com os desenhos dos personagens mais acima ( tiradas de Remakes mais atuais ) e veja o quanto evoluíram os gráficos, apesar disso Lunar: The Silver Star foi uma referência importante tanto para os artistas de games da época como para os gamers que gostavam de RPG, Devido principalmente às pequenas mas belas animações e a sua história bem trabalhadas, Lunar foi um marco e faz sucesso até hoje atravessando décadas, quem ainda não conhece o game esta perdendo tempo, existem diversos Remakes feitos para os mais variados consoles, que além de logicamente melhorar a qualidade do som e da animação também incluíram cenas extras e algumas diferenças na jogabilidade que melhoraram bastante o jogo. 

Para finalizar o post segue abaixo, para os fans do game, um link com wallpapers oficiais deste jogo que na época dos 16 bits fez história pelos desenhos belíssimos:



Espero que tenham gostado, e quem quiser saber mais sobre games retrô, consoles e brinquedos antigos veja e se inscreva também no nosso canal no youtube: Ou Dorme ou Joga 

Um comentário: