quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Nintendo - Uma Ilha Afundando



A Big N, a giganta do mercado dos games está em crise pelo terceiro ano seguido, e como todo gigante tropeçando se cair será um estrago desastroso. O fracasso do Wii U já admitido pelo presidente da Nintendo no início deste ano (2014) e a queda das vendas do 3DS em relação ao seu concorrente PSVita se deve a diversos fatores. É difícil pontuar os motivos da crise de uma empresa histórica como a Nintendo. Mas na humilde opinião deste blogueiro existem algumas razões que são especiais nessa queda de vendas dos consoles Nintendo no mercado.


Um dos principais motivos da queda é que a Big N é uma empresa que presa pela inovação e gosta muito de ser a dona de novidades. Claro que muita gente agora deve estar pensando “Mas péra um pouco! inovação é uma coisa boa!”, calma galera deixa eu concluir o raciocínio. Claro que inovação é uma coisa boa, mas ao mesmo tempo que é boa, toda inovação carrega consigo um risco grande, qualquer novidade pode tanto ser bem recebida como mal vista pelo mercado. No caso da Big N praticamente todos os seus novos consoles vieram com uma tecnologia diferenciada e um uso totalmente novo.



Bom deixa eu explicar direito! O Wii foi uma verdadeira revolução no mercado dos games e atraiu consumidores que antes não ligavam para os games, apesar disso o console ficou abaixo das vendas em comparação ao PS3 e Xbox 360. Porque isso aconteceu?

A resposta é uma só: “Grandes Inovações trazem grandes adaptações”, tanto da parte dos jogadores como da parte dos desenvolvedores de jogos, quanto menor a quantidade de adaptações menor a chance de dar merda. O que aconteceu com a Nintendo foi totalmente diferente, os consoles da empresa exigiam uma adaptação ferrada de ambas as partes.

Os jogadores da geração do PS3, Xbox 360 e Wii estavam acostumados com um padrão de melhoramento de gráficos e jogabilidade dos jogos a cada nova geração, veja por exemplo a evolução dos gráficos do NES, para SNES e depois para o Nintendo 64. O novo modo de jogar do Wii inovou mas os gráficos ficaram praticamente os mesmos do Game Cube, isso causou uma certa estranheza por parte dos jogadores, isto é o Wii exigia que seus players aceitassem a não evolução da qualidade gráfica além de terem que se acostumar com o novo meio de jogar. Cansei de ouvir a galera falar “Os jogos são feios mas são divertidos” e pouco tempo depois o cara comprava um Xbox 360 ou um PS3, o Wii foi campeão de vendas na época do seu lançamento mas teve uma queda mais que vertiginosa no 2º semestre do mesmo ano, enquanto os concorrentes só cresceram.



Outro ponto que acho crucial e esse sim fez muita diferença no mercado foram os desenvolvedores e criadores de jogos. A garotada da programação e criação de games estava acostumada a fazer jogos que respondiam a comandos de direcionais e botões e de repente precisam aprender a criar games que respondiam ao sensor do novo controle, com a nova jogabilidade do Wii todo o conceito dos jogos deveriam ser refeitos, se fossem utilizar os controles normais as fabricantes de jogos teriam que fazer títulos com gráficos inferiores a aqueles produzidos nos concorrentes. Sei que tem gente pensando “Porra! mas o DS colocou o PSP no chinelo em relação ao número de Jogos e a jogabilidade era diferente”, e eu respondo, no caso do DS as adaptações de desenvolvimento e criação foram bem menores , os conceitos dos jogos não precisaram ser readequados, tanto que muitos dos jogos de DS você consegue jogar sem utilizar a tela touch.

O resultado dessas inovações e adaptações foi que a Big N foi perdendo parcerias e aos poucos os jogos para os seus consoles foram diminuindo. Os maiores fabricantes de jogos para Wii foram a própria Nintendo e alguns antigos parceiros como Hal Laboratory e Rare. Daí o nome que eu dei para o Post, “Nintendo – uma Ilha Afundando”, pois a empresa esta realmente se tornando uma ilha e se isolando como empresa.

Algumas pessoas devem se perguntar “O que deu de errado com o Wii U e com o 3DS”. Além da questão ergonômica, quem já jogou o Wii U sabe o quanto o controle é estranho e como ele prejudica a jogabilidade ao longo do tempo, existe também a falta de parceiros e jogos exclusivos que se destaquem como por exemplo Halo para Xbox e God of War do PS, esses detalhes fizeram do Wii U um fraco concorrente, os melhores títulos exclusivos do console são da própria Nintendo, como Mario Kart, ou Super Smash Bros.



A ilhazinha que a Nintendo se tornou não é somente em relação aos seus fornecedores de jogos mas também está se fazendo em relação a alguns mercados de games. A Big N até o momento estava focando seus esforços de divulgação em apenas 5 mercados principais Austrália, China, EUA, Europa e Japão, sendo que mercados importantes como o Brasil e a Rússia foram deixados na reserva.

A Nintendo não compareceu a BGS pelo segundo ano seguido, sei que tem gente que deve estar pensando “Caramba! mas não participar da BGS não quer dizer que a Nintendo não liga para o Brasil”, pode até ser que não queira dizer isso, mas a BGS é a maior feira de games no Brasil e não estar nela é quase como deixar de lado nosso mercado, “Ahhh mas a Riot também não esteve na BGS este ano então ela também não liga para o Brasil!!!”, bom a Riot fez um evento gigante e especial no Maracanãzinho o que acabou com as verbas para investir na BGS, a Nintendo fez a mesma coisa ano passado com a “Nintendo Showcase” mas este ano nem uma feirinha da Big N foi feita aqui.


A não vinda da Nintendo para a BGS também teve outros pequenos motivos, como aquela “prezepada” com os imbecis dos irmãos Piologo na frente do estande na BGS 2012, mas tirando esses toscos e seus macacos adestrados, o Brasil possui muito consumidor da Nintendo, e está entre um dos maiores mercados consumidores de games do mundo. E é claro que um console como o Wii U que demorou um tempão para chegar ao Brasil e ainda quando chega tem poucos títulos de jogos vai ter a venda reduzida mesmo entre os seus fanboys.

A desculpa da Nintendo é que a estratégia de marketing deles estava direcionada para as redes sociais e pelo Nintendo Direct. O engraçado é que isso não impediu a Nintendo de fazer estandes, mesmo que menores, na Gamescom e na E3. Ainda hoje se você procurar não existe uma Nintendo Direct brasileira, existe uma pt, de portugal, mas não uma brasileira. O Brasil está num verdadeiro limbo nintendista em relação aos outros mercados, além da falta de informações as versões de jogos em Pt-br são umas raridades para Wii U principalmente aqueles fabricados pela Big N.

No meu modo de ver, a Nintendo é uma giganta do mercado e falar de games sem falar de Nintendo é impossível. Mas ela esta se isolando e é isso que esta afundando esta ilha aos poucos.

Uma Notícia boa é que parece que a Grande N esta começando a se tocar dos mercados perdidos e em setembro deste ano resolveu contratar alguns tradutores para português do Brasil, mas por enquanto estamos a espera para ver quais as novidades irão aparecer. Sobre os jogos exclusivos a Nintendo parece que esta tentando se equiparar aos concorrentes, para o ano de 2015 foram anunciados alguns títulos que podem fazer alguma diferença. Por exemplo o Fatal Frame que será exclusivo do Wii U.



Veja o trailer do Fatal Frame abaixo:


Será que nós brasileiros seremos melhor vistos pela Nintendo? Será que a Nintendo fará novas parcerias para jogos do Wii U? Só o tempo dirá, e para nós fans da Nintendo só nos resta esperar e ir curtindo o isolamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário